Estudo avalia como criar experiências que satisfaçam e criem conexões entre os participantes
A Marriott International apresentou hoje ao mercado brasileiro o estudo Princípios Orientadores no Design de Experiências. Conduzido em colaboração com a PCMA e a CEMA, duas associações globais de eventos de negócios, a análise fornece informações sobre a previsão de tendências e comportamentos do consumidor que impulsionarão o futuro do design de experiências. O estudo é o mais recente de uma série de relatórios setoriais detalhados, fruto da parceria entre a PCMA e a Marriott International iniciada em 2015.
“Nós temos que ser muito mais atenciosos em nossa abordagem para atrair e reter clientes, enquanto criamos experiências”. Gladys O'Mahony, vice-presidente global de vendas da Marriott Internacional
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Explorando Identidades
Essa “verdade” reflete uma maior conscientização das intersecções de nossas identidades multifacetadas.
Enquanto os participantes buscam ´´encontrar seu grupo´´ e criar conexões significativas, as tribos de conexões estão nos ajudando a encontrar mentes similares às nossas fora de nossas bolhas convencionais em nossa comunidade. O papel do desenvolvedor e estrategista de eventos irá focar no networking reimaginado, enquanto facilitamos conexões fora do conforto daquilo que é familiar.
Como projetar experiência que permitam participantes a fazer networking por meio de diferentes escalas de identidade?
- Comunidades Conectadas: Proporcionar espaços seguros para pessoas definirem e construírem suas próprias comunidades e considerar como estes grupos se interseccionam em formas inesperadas.
- Níveis de Intimidade: Abordar seus objetivos por múltiplos ângulos, escalas globais a locais ajudarão a adaptar para ganhar maior engajamento.
- Convites Inclusivos: Quando pensamos eventos com conforto em mente, criamos ambientes mais inclusivos que permitem discurso mais diverso e momentos de conexão.
Arquitetando Escolhas
Essa verdade reflete o desejo do público por escolhas envolvimento nesse processo. Ao mesmo tempo, os participantes estão buscando por apoio para fazerem escolhas claras e informadas. Para os criadores de experiências, isso representa uma mudança de um papel de controle dos resultados definidos para um novo papel de curadores de escolhas.
Como providenciar a quantidade adequada de escolhas?
- O Papel do Arquiteto: Construa jornadas que são diversas e oferecem flexibilidade sem oprimir.
- O Papel do Espectador: Para desenvolver a experiência do usuário, é preciso entender o problema a partir da perspectiva da audiência a qual está sendo proposta uma solução.
- Acomodando a Mudança: Ajudar públicos a encontrar o ambiente certo para eles é tão importante quanto guiá-los para o conteúdo mais relevante.
Criando Pertencimento
O Pertencimento surgiu como uma verdade tão abrangente que fundamenta a maioria dos novos princípios do design. O Pertencimento é uma missão, uma avaliação, e é central ao significado e até à magia das experiências que criamos. Enquanto o Pertencimento é onipresente, essa verdade em particular foca em como as respostas à ascensão do Pertencimento impactarão significativamente o futuro da experiência do design.
Como promover jornadas de experiência que facilitem o pertencimento do público?
- Definindo Pertencimento: Diálogo providenciará uma gestão de onde seu participante está vindo, qual a sua bagagem, ao entrar na experiência em que está criando.
- Diálogo Autêntico: Organizações continuarão a utilizar espaços para presença autentica e conversas sem filtro, tornando os participantes em co-criadores.
- Reflexão e Conhecimento: Ser proativo ao considerar diferentes deficiências e condições não-típicas, e mostrar ao seu público que busca acomodar essas preferências e necessidades diversas.
O Valor dos Valores
Essa verdade responde ao conjunto amplo de critérios que o público avalia ao determinar se e como participar. Os participantes estão buscando experiências que proporcionem valor além do monetário, e escolhas de design como sustentabilidade, escolha do local, diversidade, canais híbridos, comunidades, tempo e singularidade são todos elementos que compõem o valor de um investimeto.
Como ajustar as comunicações para agregar todos valores que uma experiência pode promover?
- Necessidades e Valores: Adote um sistema para identificar o que o seu público dá valor, e um plano para entregar as histórias certas para as pessoas certas rapidamente.
- Ações e Ativismo: Crie seu conteúdo com valores em mente e conecte com seu público ao compartilhar como sua empresa vive seus valores.
- Tempo e Comunidade: Articule proposições de valor que contemplem tempo, acesso do público, e demonstre que o evento vale o tempo de seu público alvo.
Dados Emocionais
Essa verdade reflete a mudança considerável em como os negócios enxergam as emoções. Antes consideradas limitantes para a lógica, as emoções agora são vistas como fundamentais para impulsionar a lealdade e as importantes tomadas de decisão. Para os designers e estrategistas de experiência, há muito mais a ser descoberto sobre como utilizamos esses dados, como os medimos de forma consistente, quando, onde e como são coletados, e o que podemos inferir de sua análise.
Como lidar da melhor forma com o estado emocional do seu participante?
- Emoções Significam Negócios: Emoções podem ajudar a criar engajamento e prever durante o evento qual será o seu retorno.
- Sistemas de Medição: Use tecnologia para oferecer opções alternativas à pesquisa posterior ao evento.
- O Ciclo do Feedback: Use o diálogo para juntar dados e informações, alavancando o suporte de ferramentas para segmentação do público, por exemplo.
O Poder do Jogo
Essa verdade é um mindset cativante de design que beneficia o bem-estar inovação e produtividade. O jogo conecta o objetivo e a experiência, ajuda a catalisar conteúdos, construir equipes, definir culturas, introduzir novas ideias, sintetizar aprendizados e despertar alegria. Os participantes querem botar a mão na massa e ter a liberdade para experimentar enquanto compreendem novos conceitos, e os designers criarão espaços que priorizam o jogo e celebram a testagem e experimentação.
Como projetar espaços onde brincar e se divertir podem prevalecer?
- Diversão e Produtividade: Criar espaços que são flexíveis e não possuem muitas regras.
- Diversão não programada: Providenciar oportunidades de bem-estar que são melhor direcionadas, sinceras e onipresentes no cotidiano do trabalho e da vida.
- Novas ferramentas de Colaboração: Criar um espaço para a Inteligência Artificial dentro do seu ou para interagir com os participantes do seu evento.
“A diferença deste estudo é aplicabilidade. Não são apenas palavras que queremos ouvir, como diversidade e inclusão. Mas sim uma proposta de como incluir estes importantes temas nos eventos corporativos”. Lúcio Vaquero, diretor regional PCMA para América Latina
Fonte: 6 formas de humanizar seu evento, segundo a Marriott | Corporativo (panrotas.com.br)
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