Já é hora de falarmos sobre o envolvimento do público virtual. Porque sim, há muito terreno desconhecido em torno dos eventos virtuais. Desde a escolha da plataforma até os meandros de reconstituir a experiência pessoal, os planejadores têm seus pratos cheios. E talvez a maior preocupação de todas esteja no fato de que é difícil envolver o público virtual. Uma coisa é ter alguém fisicamente presente em um espaço e se desligar. Mas é uma história completamente diferente, quando eles nem se preocupam em sintonizar ou desistir do evento em dez minutos.
O último é uma preocupação comum dos planejadores que tentam converter seus eventos em experiências virtuais . Porque desta vez, você não está apenas competindo com os telefones dos participantes. Você está competindo com toda a Internet, o cachorro deles que quer ser levado e o garoto de três anos chorando no canto. Então, como você monta uma estratégia de envolvimento do público virtual à prova de idiotas? Bem, é exatamente isso que estamos prestes a lhe dizer! Certamente, envolver participantes remotos é mais difícil do que envolver aqueles que estão fisicamente presentes. Mas está longe de ser impossível e, como você está prestes a ver, é factível. Então vamos aprender!
Antes do Evento
Você deve se lembrar de planejar uma estratégia de envolvimento do público virtual que inclua etapas a serem tomadas antes do evento. Pense nisso da mesma maneira que faria em um evento pessoal. Você deseja que seus participantes sejam sensacionalistas! E, especialmente agora que você está competindo pela atenção deles, é importante concentrar esforços na promoção de sua experiência virtual.
Alimente seu público
Todos sabemos que bombardear pessoas com dezenas de e-mails não é uma boa ideia. Mas ficar completamente quieto até o dia do seu evento também não ajudará muito no envolvimento do público virtual. A melhor coisa a fazer aqui é encontrar o ponto ideal para alimentar seu público.
Mantenha o hype vivo enviando informações relevantes sobre o evento - quem são os palestrantes? Quais recursos interessantes você oferecerá para que seu evento se destaque? Há alguma alteração que o participante deva estar ciente? Elabore um e-mail e uma estratégia de mídia social que se concentre em responder a todas essas perguntas.
Além disso, considere enviar crachás físicos, sacolas de brindes e convites pelo correio. Só porque o seu evento será remoto, não significa que você precise desistir completamente do toque humano!
Let There #Hype!
Definitivamente, é uma vantagem envolver os participantes antes do evento. E na era das mídias sociais, promover esse tipo de conexão será um dos seus maiores pontos fortes. Por que não criar uma hashtag relevante para o seu evento virtual que o público possa seguir no Facebook, LinkedIn, Instagram e assim por diante? Seja criativo com isso!
Contrate os oradores certos - e treine-os!
Alto-falantes são sempre a estrela brilhante de qualquer evento. Mas com eventos virtuais, em particular, você terá que ser mais exigente do que nunca quando chegar a hora de escolhê-los. Não importa a quantidade de especialistas em alguém sobre um determinado tópico - se eles precisam de uma audiência física para prosperar, então as chances são de que não serão bons em falar em uma situação remota.
A capacidade de envolver e comandar atenção total são duas qualidades inegociáveis aqui. E se você tiver alguma dúvida sobre se a pessoa que você escolheu pode ou não fazer isso, peça-lhe exemplos anteriores de quando eles falaram em um evento virtual. No momento em que seu orador sobe ao palco virtual, é necessário exalar conexão e carisma humanos, portanto, reserve todo o tempo necessário para tomar essa decisão.
Além disso, certifique-se de conectar seus alto-falantes à empresa de produção com a qual você está trabalhando. Seja a primeira vez que faz parte de um evento remoto, os produtores técnicos fornecerão dicas valiosas sobre coisas como som, iluminação e os meandros da plataforma que você está usando.
Design de conteúdo importa mais do que nunca
Quando se trata de envolvimento do público virtual, a palavra-chave é atraente. Porque a cada passo do evento, há uma chance das pessoas desistirem. Portanto, é essencial criar estratégias atraentes que prendam consistentemente a atenção dos participantes!
É por isso que você precisa ser proativo com o conteúdo que será apresentado. Lembre-se de que você não está mais atendendo a um público presente que estará presente no evento por horas a fio. Então, você desejará criar um conteúdo interessante e rápido fornecido por um orador carismático. Isso garante que as pessoas recebam pedaços de conteúdo do tamanho de uma pequena porção que lhes permita respirar um pouco e sair um pouco, dando-lhes incentivo suficiente para voltar mais tarde.
Prepare-se para tudo
Os ensaios não são reservados apenas para eventos presenciais! E a melhor maneira de fazer com que os participantes virtuais saiam do evento minutos depois de entrar é ter uma casa desarrumada. O que queremos dizer com isso é que você deseja que a qualidade do áudio e do vídeo seja perfeita. Você deseja que seus participantes tenham todas as informações logísticas relevantes necessárias antes do evento. E, é claro, você quer ter alguém à sua disposição, pronto para responder a quaisquer perguntas que possam ter que envolvam suporte técnico.
Portanto, não espere o dia do seu evento para garantir que tudo isso seja resolvido. Trabalhe com a melhor equipe de produção e sua plataforma de escolha para obter tudo perfeito no grande dia!
Durante o evento
Finalmente chegou a hora de começar a dançar! Portanto, você tomou o tempo necessário para seguir todas as etapas acima. E você está bastante confiante de que fez um ótimo trabalho exaltando seus participantes. Todos os aspectos técnicos são resolvidos, seus alto-falantes são os melhores no que fazem, e o conteúdo que você está prestes a oferecer é único. Agora é hora de mergulhar no envolvimento do público virtual durante o evento!
Faça com que todos façam check-in
Uma das melhores coisas dos eventos virtuais é que eles abrem um novo campo de oportunidades. Por exemplo, agora você pode realmente ter pessoas de todo o mundo em sintonia! A melhor maneira de iniciar a conversa e fazer com que seu público remoto se sinta visto é pedir a todos que façam o check-in virtualmente. Pergunte o nome deles, de onde eles estão se juntando a você ou para obter uma atualização de status no estilo do Facebook. Você quer aquecer a sala de bate-papo!
Depois de ter esses "crachás virtuais", verifique se os alto-falantes ou o mestre de cerimônias virtual reconhecem sua presença com mensagens especiais e um agradecimento caloroso . Lembre-se de que você deseja recriar essa conexão humana pessoalmente a cada passo do caminho.
Continue a conversa
Provavelmente, você precisará de um moderador para a sala de bate-papo. Essa é a pessoa que é totalmente responsável por manter um contato direto com o público, responde suas perguntas e é essencialmente o elo entre o que está acontecendo do seu lado e do lado dos participantes.
O trabalho do moderador será absolutamente essencial para uma estratégia bem-sucedida de envolvimento do público virtual. Eles são os que têm que levantar o pote de vez em quando com perguntas que criarão discussões, mantendo a sala de bate-papo viva e o público feliz e visto.
Do lado do orador, você também quer que ele faça as sessões o mais interativas possível. Como discutimos acima, seja breve, atraente e mantenha o público interessado. Faça perguntas, crie pesquisas e questionários - qualquer coisa que possa ganhar pontos de atenção!
Dê-lhes tempo para respirar
Aceite que seu público-alvo virtual não se comporte da mesma forma que seu público-alvo e planeje isso. Você não pode esperar que participantes remotos participem de uma conferência de três dias com sessões de seis horas por dia, devido aos muitos fatores que já discutimos.
Portanto, verifique se o cronograma que você preparou é seguido da maneira mais completa possível. Mantenha as sessões por no máximo 60 minutos e dê a todos tempo para levantar, alongar, tomar uma xícara de café e depois voltar (e lembre-se de dar um motivo para isso!).
Considere também que seus participantes podem apenas querer uma pausa nas sessões, mas não no evento como um todo. Pense na possibilidade de criar salas de bate-papo privadas ou espaços virtuais onde os participantes podem interagir apenas uns com os outros!
Gamify-it!
Quem não ama um bom jogo? Um ótimo passo para adicionar à sua estratégia de envolvimento do público virtual é a gamificação. E se houver algum tipo de prêmio ou validação esperando por eles na linha de chegada, seus participantes provavelmente vão adorar. Existem centenas de ferramentas disponíveis on-line para ajudá-lo a criar jogos envolventes e interativos que impedirão o público de ficar de fora do evento. Pontos de bônus se você anunciar apenas o vencedor até o final do evento, para que todos os participantes queiram voltar! A competição amigável nunca deixa de obrigar as pessoas a participar de algo. E também é uma ótima oportunidade para os participantes se conhecerem e trabalharem juntos se forem colocados em equipes!
Não se esqueça de monitorar as mídias sociais
Especialmente se você elaborou uma estratégia complexa de mídia social, manter seus canais ativos durante o evento é uma ótima idéia. Além disso, é uma maneira totalmente nova de se envolver com o público durante os intervalos e anunciar a todos o que está acontecendo até agora - talvez eles sejam curiosos o suficiente para querer se juntar no meio do caminho.
Continue usando a hashtag e incentive seus participantes virtuais a compartilhar sua parte favorita do evento até o momento. Provavelmente, parte do seu público-alvo também desejará se engajar no Facebook e no Instagram, portanto, verifique as atualizações e valide as ações que você vê. Capturas de tela, destaques, as discussões mais interessantes que ocorrem nas salas de bate-papo ... tudo isso representa uma fonte incrível de conteúdo para manter vivos os canais de mídia social e o público envolvido, empolgado e querendo mais!
Depois do evento
Você fez isso! Você realmente montou um evento virtual de sucesso que seu público adorou. As pessoas participaram, as salas de bate-papo estavam pegando fogo e a taxa de participação foi ótima. Mas isso significa que sua jornada para buscar o envolvimento do público virtual acabou? Não! Há outras coisas que você deseja fazer que aumentarão a lealdade e a credibilidade da sua marca e manterão a moda dos seus eventos virtuais!
Pedir feedback
Seja este o seu primeiro ou centésimo evento virtual, é sempre necessário coletar feedback dos participantes. Você vai querer saber o que deu certo e errado da perspectiva deles. Eles acharam o conteúdo atraente? Como eles gostaram do orador? Há mais alguma coisa que você poderia ter feito para melhorar a experiência geral? Tudo o que eles têm a dizer são informações valiosas que você pode usar para melhorar consistentemente a qualidade de seus eventos virtuais - e, é claro, a participação. Portanto, peça feedback ao seu público assim que o evento terminar e terminar. E como nem todo mundo está muito interessado em responder a esses tipos de pesquisas, considere oferecer algum tipo de recompensa por isso. Vai valer a pena!
Reaproveite-o!
É aqui que você pode matar dois coelhos com uma cajadada, mantendo vivo o espírito do seu evento e atraindo mais pessoas a aproveitar a experiência - mesmo que não seja ao vivo. Não é incomum que muitas conferências virtuais e webinars sejam gravados e disponibilizados em outras plataformas. E, na maioria das vezes, esse conteúdo sempre acaba atraindo mais espectadores do que a experiência real ao vivo! Grave todos os melhores trechos do seu evento remoto e envie-os para o seu site e seus canais de mídia social. Dessa forma, se alguém perdeu o evento ou deseja voltar para conferir os destaques, ele está à sua disposição sempre que quiser.
Conclusões
E assim chegamos ao fim. Felizmente, agora você tem um senso mais holístico de como montar uma estratégia incrível de envolvimento do público virtual. O mundo dos eventos remotos continuará crescendo à medida que o tempo passa, e seu conhecimento aumentará com ele. Por enquanto, lembre-se de todos esses detalhes ao planejar seu evento virtual e não desanime se as coisas derem errado. Porque se você dedicar tempo e esforço para se conectar ao seu público de maneira interativa, isso só acontecerá a partir daí!
Por Mariana Fernandes 1 de abril de 2020
foto destaque: freepik
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