Independente da área de atuação da sua empresa, para conquistar a atenção e a fidelidade do consumidor, é preciso ir além das estratégias de marketing tradicionais. Entender as suas necessidades e desejos é uma das melhores formas para criar um vínculo entre a marca e cliente.
É neste cenário que surge o marketing de relacionamento. Porque além de ser uma excelente estratégia para criar uma relação mais próxima com clientes, também é possível melhorar o posicionamento da marca e expandir negócios.
Por isso, na procura por um diferencial, muitas empresas estão adotando os eventos corporativos como uma forma de criar essa proximidade e fortalecer o seu relacionamento com os clientes. Quer saber como aplicar esta estratégia no seu negócio também? Confira!
Benefícios do marketing de relacionamento em eventos
Atualmente, a maior parte da comunicação entre cliente e empresa é realizada de forma online. Passamos muito tempo pensando na campanha perfeita para as mídias sociais, e-mail marketing, mídia paga… No entanto, esquecemos que o contato pessoal também pode ser um grande aliado no relacionamento com cliente.
Em alguns casos, pode até ser que ter uma marca mais “humanizada” e com um contato mais próximo ao cliente seja a peça que está faltando na sua estratégia de comunicação. E, como já falamos em outros conteúdos, nada mais eficiente para uma marca do que a realização de um evento corporativo.
Os benefícios de um evento corporativo como estratégia de marketing de relacionamento são inúmeros, tanto para clientes quanto para os colaboradores da empresa. Por exemplo, imagine um cliente novo ou um potencial-cliente que recebe um convite especial para participar de um congresso ou uma palestra exclusiva, falando sobre o mercado, como potencializar a utilização do seu produto ou algum outro assunto que esteja nos trending topics do seu público.
Qual seria a relação dele com a marca? A melhor possível, concorda? Esse tipo de ação, gera uma sensação maior de que a empresa está sempre disposta a transmitir algo positivo. Aumentando inclusive, o poder de influência da marca.
Como os eventos podem fazer parte da estratégia de marketing de relacionamento?
Se sua empresa já realiza ações de marketing de relacionamento com os clientes, mas precisa incrementá-las para aumentar o impacto, é a hora de pensar em investir em eventos corporativos.
Escolha o tipo de formato para o seu evento corporativo
São muitos os formatos que podem ser trabalhados e tudo vai depender do perfil de seu negócio, perfil de clientes e também o objetivo a ser alcançado por meio da produção.
Alguns tipos de eventos possuem um foco maior no engajamento, outros na troca de informações, conhecimento, entre outros. Por isso, definir o formato do evento ajudará tanto na hora de formular a estratégia de divulgação, como na hora de escolher os palestrantes e patrocinadores.
Para facilitar, separamos alguns dos formatos mais comuns que podem ser utilizados como parte de sua estratégia de marketing de relacionamento. Confira:
- workshops de imersão;
- feiras para alcançar novos clientes;
- palestras corporativas para transmitir novas ideias e conhecimentos;
- seminários ou congressos para fortalecimento da marca.
Ao escolher o formato ideal para o seu evento, atente-se ao planejamento e tenha uma política definida. Assim, a sua empresa poderá contar com uma produção organizada, segura e ainda mais eficiente.
Mantenha o foco na inovação e nos diferenciais
A inovação é um fator indispensável na hora de planejar um evento corporativo. Por isso, você precisa pensar um pouco “fora da caixinha” para encontrar uma forma de promover ações que ficarão gravadas na memória dos participantes e que, claro, farão sentido para a sua estratégia de relacionamento.
Seja para um evento de 50, 100 ou 1000 pessoas, procure entregar mais do que esperado pelo participante. Tecnologias, serviços exclusivos, atividades que promovam trocas de experiências ou até mesmo uma ação de premiação aos melhores clientes, são diferenciais que podem agregar ainda mais valor ao evento.
Por exemplo, serviços especializados como: atendimento para a viagem, hospedagens, transporte executivo ou até mesmo oferecer uma viagem como premiação, podem gerar uma sensação de “exclusividade” maior e fazer com que os clientes se sintam ainda mais queridos pela empresa.
A atenção aos detalhes nessas horas é o fator mais importante, mostrando que a sua empresa se preocupa com os detalhes e possui uma atenção especial às suas necessidades e interesses.
Esses são apenas alguns exemplos de como os eventos corporativos podem (e devem) fazer parte de sua estratégia de marketing de relacionamento.
Lembre-se de que para manter um relacionamento saudável com os seus clientes, em alguns momentos, é preciso ir além das estratégias online. E, sem dúvidas, os eventos são uma excelente forma para fortalecer os vínculos e tornar a sua marca uma referência no mercado.
Fonte: Apino Turismo
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