A indústria de eventos está vivendo um dos momentos mais difíceis de sua existência. Atingiu um sério e, de momento, quase invencível obstáculo!
Em nosso meio, não se fala em outro assunto que não sejam os impactos que a COVID-19 representa. Mas ainda que antevendo as mudanças necessárias para atender nossos clientes, seja virtualizar, adiar ou cancelar eventos, não deixo de acreditar no poder dos eventos para criar relacionamentos, laços afetivos, serem canal valioso para impulsionar resultados de negócios.
Eventos presenciais são marcados pela experiência, pelo engajamento, pela união. Felizmente, quem é profissional de eventos tem uma característica fundamental, ser resiliente. Sim, mudanças vêm e vão, e temos que nos adaptar. Mas também é certo que novas oportunidades sempre surgem diante das dificuldades.
Em momentos assim, devemos dar cada vez mais importância às estratégias e aos processos multifuncionais, atuando com nossas equipes e parceiros de forma sinérgica, fazendo com que problemas aparentemente insolúveis sejam resolvidos à luz da criatividade.
Planejar e organizar um evento tem seus desafios próprios. A cada evento, temos que planejar, desenhar pensando nas pessoas, não importa de qual forma iremos realizar.
E aí vão algumas dicas:
Online
Todo evento, para ser realizado, passa necessariamente por um bom planejamento. Detalhes e roteiros especiais são utilizados para melhorar os resultados de um evento, como agora, online. Há que estar atento à transmissão, áudio, iluminação e cenário (por mais básico que seja, um bom cenário é essencial). E claro, ao roteiro de como será, qual dinâmica a ser usada, tempo, como iniciar e encerrar com motivos para que as pessoas queiram novas edições.
Dá para perceber que um evento online é mais complexo, demanda equipes diferentes e com muita qualidade de entrega, vez que sempre focado em promover conteúdo de qualidade, interação e conexão entre pessoas.
Híbridos
Nascem com o mesmo planejamento de um evento online, integrado ao planejamento do evento presencial. Um planejamento bem mais criterioso: precisamos, sim, de um cenário, quem sabe até de uma plataforma, podendo ser até em 360 graus. Roteiros de luz, gravação, transmissão, mestre de cerimônias e, assim, são mil detalhes a prever, produzir, realizar.
Importante: Seja nos eventos online ou nos híbridos, podemos ter diferentes métricas para analisar seus resultados. Mas desde que encantem, satisfaçam as necessidades do cliente, deixem boas lembranças e aquele sempre muitíssimo bem-vindo gostinho de quero-mais.
Este texto foi publicado Fantástico Mundo RP como autora convidada
https://medium.com/fmrp/covid-19-e-a-ind%C3%BAstria-de-eventos-a18586462d51
Tags
eventos,covid-19,eventos h�bridos,eventos online,eventos virtuais,eventos corpotativos,ind�stria d
Sobre os Autores
C�ndida Dias
J� na inf�ncia despertou para o mundo dos eventos. Muito preparo e ideias para as festinhas. Na adolesc�ncia trabalhando e estudando no col�gio Ateneu Dom Bosco em Goi�nia se aproximou do contato com as pessoas, com os eventos escolares e trabalhou como assistente de Biblioteca (aprendeu o sentido de organiza��o) e assim foi natural buscar um curso que se trabalha com pessoas, com comunica��o e integra��o de p�blicos (os stakeholders). Foi assim que buscou o mundo corporativo, mas na organiza��o de eventos. Graduada em Rela��es P�blicas, Designer de Eventos pela Event Desing Collective, com p�s-gradua��o em Planejamento de Eventos e Log�stica, e MBA em Estrat�gia Publicit�ria e Comunica��o Empresarial. S�cia-fundadora da Agenda4 Eventos, atua h� 25 anos na gest�o de Eventos, Cerimonial e Comunica��o Integrada, bem como em Auditoria e Comunica��o Empresarial.