CASE DISTRITO:
No Distrito, nós usamos o Sympla para divulgar todos os nossos eventos, inclusive, os meetups. Porém há também outras plataformas especializadas nisso como por exemplo, o Meetup.
É importante saber qual plataforma é interessante para as necessidades da sua empresa!
O objetivo é incentivar o debate de assuntos/temas e assim criar uma rede de conexões para que os participantes possam compartilhar métodos, experiências e insights.
Esse evento é realizado através de transmissão online por meio de um debate interativo.
DICAS ÚTEIS:
- Prepare-se: lembre-se de formular as questões mais importantes antes do bate-papo, assim sua participação seguirá com mais objetividade e trará resultados mais efetivos
- Verifique se sua internet está com bom funcionamento antes de começar
As 8 dicas práticas para criar um Meetup
1- Fique atento aos detalhes
Quando for criar um meetup ou um evento, esteja atento à data e ao local. Tenha certeza que quem irá comandar o discurso possa participar, confirme com antecedência e evite remarcar o dia. Tome cuidado e tenha atenção durante todo esse processo.
Recomendo que você escolha um lugar de fácil acesso e que provavelmente a maioria do seu público já conheça. Isso é essencial no começo da jornada de comunidade. Você precisa criar esse tipo de identidade, fazer com que o seu público fiel já saiba “de cara” onde você costuma criar seus eventos.
Outra dica importante é criar rituais. Você pode transformar o meetup em um ritual da sua empresa. Por exemplo, toda sexta-feira, em um horário específico, fazer um meetup que irá discorrer temas variados sobre determinado assunto.
2- Faça dos seus meetups e eventos uma maneira de criar comunidade
Criar comunidade é um trabalho duro e não é qualquer um que pode executá-lo sem um grupo de colegas que trabalhe em conjunto colaborando semanalmente.
Parece óbvio, mas não é, pois muitas vezes apenas uma pessoa cria o meetup ou um evento que acaba fracassando após o primeiro ou segundo encontro.
Convide amigos para ajudá-lo. Se quiser sozinho, tudo bem, mas após o primeiro encontro convide outras pessoas para colaborar. Você vai sentir essa necessidade e o sucesso do evento dependerá disso também.
Numa empresa é sempre importante ter um time focado na comunidade e nos eventos. Isso é essencial porque com uma equipe especializada e focada nisso a chance de criar e fomentar uma comunidade engajada é maior.
Afinal, para criar uma comunidade não basta vontade, é preciso muito esforço e “constância”. Ou seja, em tudo o que você se propor a fazer é necessário manter uma certa periodicidade ou até metas. Por exemplo, é interessante que seu time de Community Managers tenham metas de eventos por mês que mantenham seu público engajado.
3- Seja claro, passe todas as informações de forma correta
Aqui vão algumas dicas:
- Tenha uma descrição clara e chamativa. Seu público precisa entender o objetivo principal, qual o tema, quem irá falar e como funcionará a dinâmica. Seja coeso e objetivo.
- Use frases que estimulem o engajamento ou faça perguntas que serão respondidas no evento ou meetup. Por exemplo: “faça parte de nossa comunidade”, “venha conosco”, “não sabe como resolver esse problema? Aprenda no meetup” e etc.
4- Trabalhe a divulgação
Crie mecanismos de divulgação do seus meetups. Divulgue nas redes sociais, chame as pessoas, marque aquelas que tenham afinidade com o que é proposto no meetup. Utilizar o próprio whatsapp pode ser interessante. Hoje, muitas pessoas divulgam imagens de divulgação de eventos em grupos do whatsapp, entre amigos e etc.
Portanto, pode ser interessante você criar imagens específicas para esses meios, ou seja, que tenham uma resolução mais baixa. Isso ajuda na divulgação.
Comunique seu público por e-mail, faça a sua comunidade saber que aquele evento irá acontecer!
5- Tire fotos de cada evento e divulgue
Essa regra básica ajuda a manter lembranças do evento, mostrar as carinhas das pessoas, motiva outras pessoas a fazerem o mesmo. Divulgue as fotos, imagens nas redes sociais em tempo real durante o próprio evento. Estimule que as pessoas que estão participando façam o mesmo. Crie hashtags para aquele evento. Estimule que todos as utilizem.
6- Crie relacionamento
Mantenha contato com as pessoas que encontrou no evento. Isso ajuda a engajar e a lembrar quem você é. Imagine eventos com mais de 30, 60 e até 200 pessoas. É impossível lembrar quem é quem só com os cartões de visita.
Adicione as pessoas no Linkedin, siga aquelas que você considera mais interessantes e mantenha um certo relacionamento. Essas pessoas podem se interessar por futuros eventos.
Fonte: https://distrito.me/
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Sobre os Autores
C�ndida Dias
J� na inf�ncia despertou para o mundo dos eventos. Muito preparo e ideias para as festinhas. Na adolesc�ncia trabalhando e estudando no col�gio Ateneu Dom Bosco em Goi�nia se aproximou do contato com as pessoas, com os eventos escolares e trabalhou como assistente de Biblioteca (aprendeu o sentido de organiza��o) e assim foi natural buscar um curso que se trabalha com pessoas, com comunica��o e integra��o de p�blicos (os stakeholders). Foi assim que buscou o mundo corporativo, mas na organiza��o de eventos. Graduada em Rela��es P�blicas, Designer de Eventos pela Event Desing Collective, com p�s-gradua��o em Planejamento de Eventos e Log�stica, e MBA em Estrat�gia Publicit�ria e Comunica��o Empresarial. S�cia-fundadora da Agenda4 Eventos, atua h� 25 anos na gest�o de Eventos, Cerimonial e Comunica��o Integrada, bem como em Auditoria e Comunica��o Empresarial.